O microagulhamento, também conhecido como dermaroller e dermapen, é o procedimento que consiste em microperfurações da pele com agulhas finas de aço cirúrgico ou titânio. Dependendo do aparelho utilizado para o procedimento é possível ter até 540 agulhas agindo ao mesmo tempo.
Não só o número de agulhas é relevante para o tratamento, mas também a profundidade delas. A profundidade das agulhas varia de 0,25mm a 3,0mm, para cada tratamento há uma indicação específica, e vale lembrar que, quanto maior a agressão, maior são os cuidados no pós-procedimento, e maior o tempo da recuperação.
O procedimento consiste na inserção das agulhas na pele causando microlesões, quando ocorre uma lesão na pele nosso organismo inicia o processo de regeneração e cicatrização. A cicatrização é um processo complexo, que envolve mecanismos celulares, moleculares e bioquímicos, com a finalidade da restauração do tecido.
Nesse processo estão envolvidas três etapas: fase inflamatória, fase proliferativa e fase de maturação. Durante essas etapas ocorre a neocolagênese, neoangiogênese e a epitelização da pele e dessa forma promove a regeneração e, consequentemente, a melhoria desse tecido.