A toxina botulínica é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Quando aplicada em pequenas quantidades no músculo, os impulsos para a contração desse músculo serão minimizados ou bloqueados, causando o relaxamento. Deste modo, a toxina botulínica é utilizada para bloquear as contrações de alguns músculos na região facial retardando o envelhecimento precoce.
Sorrir, franzir a testa, chorar, apertar os olhos, basicamente, qualquer movimento facial que realizamos, faz com que a musculatura do nosso rosto promova contrações e relaxamentos. Com o passar do tempo essas linhas se formam apenas quando contraímos o músculo, ficando aparente mesmo quando estamos estáticos. Daí o nome rugas estáticas e dinâmicas.
A toxina botulínica é recomendada quando o paciente quer prevenir as linhas de expressões, ou seja, tratar as rugas formadas pelas expressões faciais. O músculo enfraquecido pelo tratamento passa a não contrair, formando mais linhas dinâmicas e, consequentemente, retardando o envelhecimento.