É possível potencializar os resultados do microagulhamento quando associado a técnica de indução percutânea ou drug delivery como também é conhecida, que consiste no gotejamento de medicamentos estéreis diretamente na região tratada, logo após o microagulhamento. Os medicamentos escolhidos para essa permeação variam de acordo com a finalidade do tratamento.
Na região facial, com essa técnica é possível realizar tratamentos de flacidez, rejuvenescimento, cicatriz de acne, poros abertos, manchas, melasma e crescimento da barba e cabelo.
O sangramento é natural, visto que atingimos a derme que é altamente vascularizada, mas um sangramento controlado e não excessivo. No momento da aplicação pode haver desconforto e sensação de ardência, por isso é aplicado um anestésico tópico momentos antes do procedimento.
Entre os efeitos colaterais estão o inchaço, vermelhidão, ardência e coceira, e geralmente esses efeitos desaparecem progressivamente em torno de 3 a 5 dias.
Os resultados podem ser percebidos entre 15 a 30 dias após o procedimento,uma vez que é necessário aguardar a regeneração do tecido e o amadurecimento do novo colágeno. Geralmente são realizadas de 3 a 8 sessões dependendo do objetivo do tratamento. O intervalo entre as sessões também são variáveis de acordo com a extensão e profundidade da lesão, além do tempo de cicatrização individual de cada paciente.